Porta-chaves

Quantas vezes você já não se atrasou para sair de casa simplesmente porque não achava a bendita da chave? Seja chave do carro, da casa, do escritório, da bicicleta, elas sempre somem e a história se repete: você olha nos bolsos e nada, olha nas gavetas e nada também. Então, depois de vinte minutos, quando já está quase arrancando os cabelos, lembra que acabou guardando ela dentro de um lugar qualquer, onde você normalmente não procuraria. Isso acontece porque elas não têm um cantinho para ficar. Bora resolver isso? Separei um projeto bacanudo para que as suas chaves tenham a tão sonhada casa própria. E o melhor: você pode fazer com alguns trocados. Ó só:


MATERIAL UTILIZADO


  • Pedaço de madeira cortado no tamanho desejado (sugiro algo em torno de 10 x 15 cm);
  • Cola ou pistola de grampos;
  • Ganchinhos triangulares para pendurar quadro ou ganchinho dentado (como esse aqui)*;
  • Ganchinhos parafusáveis para as chaves*;
  • Papel de presente;
  • Tesoura;
  • Pregos e martelo;
  • Verniz spray para acabamento. 
* pode ser encontrado em lojas de ferragens ou material de construção.

COMO FAZER


1. Antes de tudo, limpe o pedaço de madeira com um pano úmido. Deixe secar bem;
2. Meça o papel cerca de 2 cm mais largo que a peça de madeira, de forma que possa encapar toda a frente e as laterais. Você também pode optar por deixar as laterais a mostra ou, ainda, pintá-las de uma cor bacana. Nesse caso, é só recortar o papel na medida da frente da peça. Após, passe cola no papel ou use a pistola de grampos para fixá-lo no lugar;

3. Depois de seco, passe uma camada de verniz spray na frente e nas costas da peça;


4. Agora, fixe dois ganchinhos triangulares (ou um dentado, se resolver usá-lo) nas costas do pedaço de madeira, a cerca de 2 cm da borda superior. Assim, os ganchinhos não ficarão visíveis. Coloque um a esquerda e um outro a direita. Isso vai dar estabilidade ao seu porta-chaves;


5. Hora de colocar os ganchinhos para pendurar as chaves. Antes, no entanto, use régua e lápis e faça marcações para que eles fiquem alinhados. Para fixar os ganchos, você pode bater um prego, retirá-lo e enroscar o gancho no buraco do prego. Ou, então, usar força na munheca e enroscar o gancho direto. Aqui surge possibilidade de variação: ao invés de fixar os ganchos na parte de baixo da peça, como na foto, você também pode colocá-los na frente, se assim preferir;
6. Agora é pendurar na parede. Mas ó, se você usou o gancho dentado, bata dois pregos na parede, um para cada canto do gancho. Se colocar apenas um prego, o porta-chaves fica instável, ou seja, quando você coloca uma chave no gancho da esquerda ele inclina para a direita e vice-versa.

Existem muitas variações para o projeto de decoração do seu porta-chaves. Você pode fazer uma pintura na madeira, um stencil, colagens ou usar um tecido bonito, como eu fiz: 


Agora me diz se você vai continuar jogando suas chaves por aí tendo um porta-chaves lindão como esse? Claro que não, né? Vai chegar em casa e colocar a chave lá, bonitinha, fácil de achar. ;^)



6 comentários:

  1. Ahhh... sei bem como é isso!!! Aqui em casa tive que providenciar um há muito tempo, quando os filhos ainda eram adolescentes, só que o meu é um desses de madeira, comprados prontos em feirinhas de artesanato, não é charmoso assim como esse que confeccionou não... rss. Amei!!!

    ResponderExcluir
  2. @N�rriman

    Eu também tenho um porta-chaves de feirinha de artesanato, com um Divino entalhado na madeira, fofo demais. Bati o olho e comprei, nem lembrei que já tinha um porta-chaves em casa...hahahahahaha. Obrigado pelo carinho, Nárriman! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. que idéia mais fofa!!! hummm... acho que vou copiar :D

    ResponderExcluir
  4. @Silvia

    Só pode copiar se me mostrar depois...hihi ;P

    ResponderExcluir
  5. Adorei,

    eu tenho um que fiz em decoupage
    com guardanapo de tomates... ficou lindo tbm!!!
    beijos amore

    Si

    ResponderExcluir
  6. @Si

    Parece bem bacana a ideia. Me mostra, Si? Quero ver. Beijos!

    ResponderExcluir