Made in Piauí

Cesto Bogoió de Argolas
Marcelo Rosenbaum desembarcou essa semana em Milão, na Itália, para participar da Semana de Design (17 a 22 de abril), a maior feira do gênero no mundo, levando na mala as 28 peças da Coleção Toca, produzidas por ele e sua equipe em parceria com os artesãos do povoado de Várzea Queimada, no interior do Piauí, uma das regiões mais pobres do Brasil. O trabalho é uma iniciativa do projeto "A Gente Transforma", ou AGT, criado pelo designer, e tem como objetivo "ampliar e qualificar a produção artesanal, torná-la parte da decoração brasileira, contribuindo para a valorização de peças de ‘design de raiz‘ ".

Anéis de borracha
As peças são tradicionalmente produzidas com palha de carnaúba e borracha, tendo como base o conhecimento adquirido por meio dos índios, negros e imigrantes europeus com os quais esse povo manteve contato no passado. A criação dos objetos de palha ficam por conta das mulheres (nessa comunidade essa é uma atividade tipicamente feminina) e resulta em diversos utilitários, como, por exemplo, cestos, tabuleiros, máscaras e tapetes completamente originais e autênticos. Já a borracha, é trabalhada apenas pelos homens, que reciclam pneus para criar chaveiros, fruteiras e até mesmo jóias, como colares de frutas e, ainda, esses anéis da imagem a esquerda. 

Depois de terminada a exposição, todas as peças retornarão para o Brasil e serão comercializadas em São Paulo pela loja Conceito Firmacasa. Quem quiser fazer encomendas de qualquer peça da Coleção Toca, basta enviar e-mail para produtoagt@rosenbaum.com.br.



Para ver mais fotos das peças que estão expostas, basta clicar aqui.

0 comentários:

Postar um comentário